domingo, 13 de maio de 2012

2 Coelhos




Edgar (Fernando Alves Pinto) é uma espécie de anti-herói, que já fez muita besteira na vida, viajou pra Miami, aprontou muito lá e agora volta com um plano pra lá de elaborado, onde pretende acertar dois coelhos com uma só cajadada:  ele pretende atingir não só a corrupção política quanto o tráfico de drogas, tudo envolvido e bem amarrado na cabeça de Edgar.
Esta é inicialmente a trama central de 2 Coelhos, filmaço brasileiro com a maior pinta de filme gringo. O responsável por tal proeza é o diretor/roteirista Afonso Poyart, claramente vindo do mundo publicitário e disposto a revolucionar o cinema nacional. E consegue isso sim, com muito estilo.
Inicialmente muita gente pode reclamar, dizendo que ele imita muito os filmes hollywoodianos, mas acho que não seja uma imitação. Ele simplesmente pega elementos bons do cinema em geral e trás pra realidade cinematográfica brasileira, acostumada com filmes que têm sertão, favela, palavrão e bunda.
O filme é frenético. A ação é insana. O modo como o raciocínio de Edgar é mostrado é muito genial, a narrativa não-linear é muito bem feita e o plano... Ah, meus amigos, o plano é “o” plano!
O filme é genial. Ultrapassa tudo o que foi feito no Brasil até hoje. Os atores são muito bons, o enredo por mais fantasioso ou “viajante” que pareça, sabe ser concreto e explicado.
A fotografia escovada é muito boa. A forma como a câmera capta os detalhes é incrível. Desde o suor escorrendo pela testa do traficante Maicon (Marat Descartes) quando sua mãe é xingada, até a bala por dentro do cano indo em direção ao seu alvo.  As pirações de Edgar, as inúmeras referências pop e nerd, os diálogos afiados... Tudo muito bem feito!
Poyart com certeza, além de diretor é cinéfilo. E soube pegar muita coisa boa de seus diretores favoritos. É impossível assistir 2 Coelhos sem ver coisas ali de Guy Ritche, Zack Snyder, Mark Neveldine e Brian Taylor e principalmente Quentin Tarantino, com seu Pulp Fiction.
A trilha sonora é muito boa. Os efeitos especiais também são bons, mostrando que o Brasil tem potencial sim pra fazer grandes filmes de ação!
Uma merecida surpresa no cinema nacional, que consegue inovar e diferenciar e por isso tem todo o crédito na minha opinião. Se você gosta de filmes inteligentes de ação, de filmes dos diretoress citados e quer ver uma inovação brasileira (que inclusive já teve os direitos autorais comprados por Hollywood, que vai fazer o seu próprio remake) não perca 2 Coelhos!

NOTA MECÂNICA: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nos diga o que achou da crítica, nos conte sua opinião sobre o filme e participe desta Pipoca!