sábado, 17 de março de 2012

As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

Cinco anos atrás, uma bem-sucedida franquia iniciava-se, com um filme de título longo, mas fabuloso: “As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa“. Sucesso entre a molecada, e meio que detestado pelas críticas pelo ponto de vista técnico: péssima fotografia, interpretações medianas e blá, blá, blá. Não importava naquele momento. O povo curtiu, o filme rendeu, e tinha tudo pra ser o novo “Harry Potter” de uma nova geração que não acompanhou os primeiros filmes do bruxinho de Hogwarts. Nárnia foi um sucesso! Três anos depois, veio uma continuação melhor ainda, "As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian", que parecia que calaria a boca de muito crítico mala-sem-alça: Um filme com boa fotografia, bom elenco, boa história… Parecia que a série estava indo para o ritmo certo! Mas o lucro deste não foi tão grande, fazendo com que a Disney, uma das produtoras do projeto, juntamente com a Walden Media, saísse. Bom, cá pra nós, quem movimentou o filme foi a Disney! E agora? Seria o fim de uma franquia de filmes baseada em uma série de sete livros, que agora acabava no segundo filme? Não, a Walden tinha uma carta na manga… Ela tinha… A Century Fox! Tchanram!

A Walden usou de uma parceria antiga que tinha com a Fox e resolveu dar continuação à franquia, e o resultado de toda esta maracutáia veio sair no finalzinho de 2010, com “As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada”. Título grande novamente e possível decepção para os cinéfilos como eu.
Para começo de conversa, considero este filme o mais fraco dos três. O diretor não é o mesmo, trabalhou mal, dirigiu mal, não soube extrair o melhor dos atores (parece que Georgie Henley trabalhava melhor nos filmes anteriores) e o roteiro é o pior de todos, sem pé nem cabeça!
Os fãs irão gostar do filme, que é fiel (talvez o que mais segue o livro da série de filmes) ao livro de C.S. Lewis. O 3D do filme é fraquíssimo, quase não aparece, a não ser algumas cenas da fumacinha verde (que batizei carinhosamente de “o pum do Hulk”) e poucas cenas de ação. Outro aviso: não assista o filme dublado! A dublagem é rídicula, a atriz que faz Lúcia por exemplo, tem 14 anos e a dubladora é um pouco mais velha e tenta fazer voz de criança e com sotaque carioca! Assista o filme legendado que é bem melhor. As atuações estão medianas, fracas quando se trata de Georgie Henley e Skandar Keynes, ambos LúciaEdmundo Pervensie; convicentes quando se trata de Ben Barnes, que interpreta nosso amiguinho Caspian que parece que não envelheceu nada do segundo filme pra cá. Quem paga o filme mesmo é Eustáquio, personagem de Will Poulter, que faz você gargalhar de rir o filme inteiro com seu jeito do tipo “mala”, que chega dá vontade de você socar e encher da porrada, e vale o ingresso.
Como em todo livro de Lewis, as referências bíblicas e lições de moral estão lá, transformando Aslan numa figura de Jesus Cristo, o Leão de Judá segundo a Bíblia. Mas em nada atrapalham as referências cristãs ou sei lá o que, pois só são percebidas pelo carinha de olhar atento. As cenas de ação são espetaculares, os efeitos especiais são um show à parte, acho que o filme deve ser indicado ao Oscar de “Melhores Efeitos”, pois estes são muito bons. A ação épica, uma boa aventura, um roteiro fraco e emendado, uma direção mediana, elenco médio e efeitos grandiosos, fazem com que o filme tenha 6,5 de 10. Não estou dizendo pra você não assistir o filme. Vale a pena assistir. Mas pro cinéfilo exigente como eu, o filme deixou a desejar. Encheram a película de ação e aventura e esqueceram-se do resto. Típico de Hollywood, não? Quer um conselho se quiser descobrir o mundo de Nárnia? Leia os livros.

NOTA MECÂNICA: 6,5
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Para um leitora exigente, você está escrevendo muito bem sabia? E outra, eu adoro Nárnia, acho que deixou a desejar no filme, mas o livro (apesar deu só ter lido o 1º) eu gostei muito. E eu gosto de mensagens que a faz a gente pensar (meio que subjetivamente)foi uma sacada maravilhosa de C.S. Lewis (:

    ResponderExcluir

Por favor, nos diga o que achou da crítica, nos conte sua opinião sobre o filme e participe desta Pipoca!