segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mensagem para Você


O cinema busca manter-se atual, contemporâneo e abranger assuntos que estão presentes nas mais diversas gerações que acompanha. E com a geração que não vive sem Internet não poderia ser diferente. Mensagem para você é um filme dirigido por Nora Ephron, de 1998, que embora tenha sido feito numa época não tão digital assim (Internet era uma coisa rara principalmente no Brasil), trata de algo que hoje é bastante comum e rotineiro: relacionamentos pela Internet.
A trama acompanha Kathleen (Meg Ryan, muito boa no papel), uma dona de uma livraria de livros infantis que começa uma amizade (que mais tarde viria a virar algo mais) com um cara que não conhece pessoalmente (ou acha que não), vivido por Tom Hanks. Ele, na vida real é dono de uma livraria megastore (tipo uma rede “Saraiva”), em frente à pequena livraria dela, o que indica que a levará a falência. Na vida real, eles se odeiam. Mal sabem eles que ambos estão apaixonados um pelo outro pela internet, onde tem codinomes e prometeram não revelar informações pessoais. Traduzindo: se odeiam na vida real, mas se amam pela internet e não sabem disso.
O filme é mais uma dessas comédias românticas que lançam todos os anos no verão norte-americano, porém tem em seu atrativo não só a famosa e simpática dupla de atores famosos protagonizando mas também um enredo muito interessante. Afinal, todos já tiveram relacionamentos pela Internet, nem que fossem laços de amizade!
O filme é bem escrito, os diálogos entre os protagonistas super bem escritos. Os e-mails que trocam são simplesmente sensacionais, excêntricos, cultos. O filme tem tudo para se dar bem como um bom filme do gênero. Há romance, piadas leves, lições de moral e referências culturais! Ela gosta de Orgulho e Preconceito (livro de Jane Austen que entre adaptações para o cinema e para a TV, recebeu um filme digno do livro em 2005) e ele gosta de O Poderoso Chefão (talvez a mais famosa franquia de cinema de todos os tempos, dirigida por Francis Ford Copolla). As citações de ambas as obras compõem toda a trama, uma vez que todos os conselhos dele são baseados em frases de D. Corleone (personagem principal da franquia de filmes) e a trama do filme em si segue bastante o livro de Austen: pessoas que tem tudo para se odiar mas que no fim, de tão opostas acabam se entendendo, e apaixonam-se.
Com um humor leve (e tipicamente britânico, embora o filme seja norte-americano) e atuações realmente boas, o filme consegue cumprir seu papel como comédia romântica. Os personagens são carismáticos e as situações realmente muito engraçadas. Como ressaltei, o melhor de tudo para mim, são os diálogos, afiadíssimos, mas há uma grata surpresa no final: quando achamos que a trama irá acabar e um certo segredo será revelado, há uma reviravolta simplesmente genial por parte do personagem de Hanks, dando-lhe um fim merecido.
Roteiro muito atrativo, piadas leves e não muito apelativas e personagens altamente simpáticos fazem com que Mensagem para Você seja um filme não só de comédia e romance mas sim uma preciosa crítica e observação quanto à sociedade em que vivemos, onde muitas vezes a Internet aproxima as pessoas e as afasta. Vale a pena conferir, pra você que já se apaixonou por uma guria do Acre, jogando Habbo.

NOTA MECÂNICA: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nos diga o que achou da crítica, nos conte sua opinião sobre o filme e participe desta Pipoca!